Velozes e furiosas: 7 músicas que ajudaram a inventar o thrash metal, segundo Scott Ian (Anthrax)

O guitarrista Scott Ian foi testemunha ocular do nascimento do veloz e furioso thrash metal; na verdade, ele foi um dos responsáveis pela criação do estilo musical com o seu imponente Anthrax, que tem no currículo trabalhos relevantes como Fistful Of Metalm(1984) e Spreading the Disease (1985).

Mas qual foi o pano de fundo para a criação do thrash metal? Bem, Scott, em entrevista à revista britânica Classic Rock, citou 7 músicas que serviram de base para a criação do agressivo e impetuoso estilo musical, então, com a palavra Scott.

Venom – Witching Hour (1981)

“Para nós, fãs de metal, Venom foi uma grande sacudida por causa da forma como eles se vestiam, a pegada satânica e tudo mais, eles eram como uma versão maligna do KISS. Na época, entre 1981 e 1982, o Venom era a banda mais extrema do metal. Witching Hour é muito brutal e assustadora”.

Raven – Hellraiser/Action (1981)

“Assim como Venom, Raven era uma banda de thrash antes de o thrash existir. Raven tinha uma sensibilidade pop que Venom nunca teve. Havia muita energia no que eles estavam fazendo”.

Riot – Swords And Tequila (1981)

“Riot não era uma banda de thrash, era uma banda de metal. Todavia, eles nos deram uma acordada, pois faziam um som mais agressivo do que estava rolando na época. No início dos anos 80, Swords And Tequila era um verdadeiro hino do metal”.

Anvil – March Of The Crabs (1982)

“Em 1982, muitas bandas admiravam o Anvil. Seu segundo disco, Metal On Metal, foi um clássico de sua época. Muito desse álbum é rock puro, mas March Of The Crabs é um instrumental calcado no thrash, com um sentimento e atitude bem agressivos”.

Accept – Fast As A Shark (1982)

“Isso é o embrião do thrash! A introdução com a música folclórica alemã, o som de uma agulha arranhando o vinil e o grito são a introdução perfeita para o bumbo mais rápido que alguém já ouviu. Até hoje essa música se destaca como um dos sons mais pesados já escritos”.

Mercyful Fate – Satan’s Fall (1983)

“Em 1983 não havia banda melhor no planeta do que o Mercyful Fate. Satan’s Fall é uma verdadeira obra de thrash metal! São 11 minutos de riffs de thrash, um após o outro. O álbum Melissa é o trabalho que as pessoas precisam ouvir se quiserem ouvir os primórdios desse tipo de música. Melissa é um dos modelos do thrash metal”.

Metal Church – Merciless Onslaught (1984)

“Ground Zero é super metal com ótimos refrãos! Merciless Onslaught é instrumental cheio de riffs no estilo thrash metal. Esses riffs estavam muito à frente de seu tempo. A primeira vez que ouvi Merciless Onslaught pensei: isso é o próximo nível'”.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)