Rock e Metal: 5 bandas que o vocalista não é o letrista principal

Os vocalistas são geralmente vistos como o ponto principal da maioria das bandas e responsáveis pelos versos que cantam. Há grupos, no entanto, em que o cantor não escreve as letras das canções, tal responsabilidade acaba competindo a outro colega de trabalho.

Na lista abaixo, você poderá relembrar cinco bandas cuja a tarefa de escrever as letras ficam a cargo de outro membro.

Black Sabbath – Geezer Butler

Ávido por leitura, Geezer, principalmente, na primeira encarnação do Sabbath, com Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra) e Bill Ward (bateria), tomou a incumbência de escrever os versos que seriam cantados pelo Madman. O resultado são letras como: “What is this that stands before me? Figure in black, which points at me”, “Look into my eyes, you will see who I am
My name is lucifer, please take my hand” ou Generals gathered in their masses. Just like witches at black masses”. Simplesmente impecável!

Rush – Neil Peart

O baterista Neil Peart era uma biblioteca ambulante! Leitor voraz e escritor de mão cheia, o batera escrevia as geniais e criativas letras do trio canadense. De ficção científica à filosofia, de romance à crítica ao mercado fonográfico, Peart tratava cada tema com maestria.

Iron Maiden – Steve Harris

O baixista Steve Harris é o capitão do navio, com isso a maioria das composições vem de sua criativa cuca. O vocalista Bruce Dickinson colabora aqui e acolá com algumas letras e músicas, mas a responsabilidade maior sempre fora do Big Boss. A temática favorita de Steve é a guerra, fato comprovado, por exemplo, na clássica The Trooper.

Slayer – Kerry King

O guitarrista Kerry King nunca aliviou, tampouco pegou leve nas letras do Slayer! O músico chegou dividir a função com o parceiro Jeff Hanneman nos primeiros registros de estúdio do Big Four. Todavia, depois desses trabalhos, King assumiu de vez a função de letrista e partiu com tudo para cima das infinitas hipocrisias da sociedade.

The Who – Pete Townshend

A inteligência inventiva do guitarrista Pete Townshend não conhece o termo limite! Sempre com novas propostas, críticas e deboches, Pete é, sem dúvida, um dos maiores compositores da música contemporânea. Obras como Tommy, Who’s Next e Who Are You são alguns dos argumentos que corroboram com tal afirmação.

4 comentários em “Rock e Metal: 5 bandas que o vocalista não é o letrista principal”

  1. Legal, gostei desta matéria mas, entretanto, todavia e porém, existem outras excelentes bandas do Hard Rock, Heavy Metal e outras vertentes, cujos principais letristas, não são , necessiatemnte, o vocalista! #ficaovocalista… ops… fica a dica…

    Responder

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)