Mikkey Dee diz que faixas de apoio são boas quando usadas corretamente

O baterista Mikkey Dee (ex-Motörhead, Scorpions) disse que é “absolutamente” contra cantores que dublam durante seus shows, em uma mensagem de vídeo no Cameo solicitada pelo canal do YouTube Syncin’ Stanley.

Dee deu sua opinião sobre cantores que usam faixas de apoio em seus vocais principais: “A sincronização labial é uma droga. Eu odeio isso. Isso não é nada divertido. Mas quando se trata de faixas de apoio, às vezes não é tão ruim, se você usá-la de maneira adequada”.

E continuou: “Digamos, você poderia ter uma guitarra base como um backtrack em certos solos. Nunca tivemos isso no Motörhead, nunca. E eu conheço muitas bandas que querem preencher certas partes de uma música com algumas faixas de apoio – talvez uma guitarra, uma guitarra base geralmente, ou talvez algum tipo de teclado – apenas para preencher os espaços onde é impossível tocar. E se você gravou e dublou algo lá, um pequeno tema ou algo assim, acho que está tudo bem; isso não é tão ruim. Posso viver com isso, contanto que o resto da música esteja sendo tocada corretamente”.

“Mas sincronização labial – absolutamente não”, ele acrescentou. “E faixas de apoio, se você usá-las corretamente; se você usá-las para o que foi projetado. Mas muitas bandas podem usar faixas de apoio para toda a parte musical. E acredite em mim, eu odeio isso – é absolutamente terrível.”

Quando perguntado sobre qual seria a opinião do saudoso Lemmy Kilmister no assunto, Dee respondeu: “Lemmy tinha o mesmo tipo de visão, eu acho, porque nunca usamos faixas de apoio … Mas às vezes poderia ter sido bom usar, porque talvez tenha ficado muito fraco em certo tipo de solo ou algo assim, porque éramos apenas três [membros do Motörhead]. Mas ele nunca gostou disso”.

Nos últimos anos, mais e mais artistas têm confiado em faixas pré-gravadas, acionadores de bateria e outras tecnologias que tornam os shows mais sintéticos, mas também mais consistentes. Para o bem ou para o mal, as faixas pré-gravadas estão se tornando cada vez mais comuns para artistas em turnê de todos os níveis e gêneros e não são usadas apenas na música pop – muitos artistas do rock também estão utilizando.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)