Grand Theft Auto: Franquia mudou os padrões de jogos eletrônicos ao incluir hits de rock e metal

Dar uma volta de carro ou pegar estrada curtindo uma trilha sonora caprichada é um dos muitos prazeres da vida. Tal experiência deixou de ser um privilégio dos proprietários de carro e abrangeu sua ação à molecada que curte jogos eletrônicos, com o lançamento do jogo Grand Theft Auto III, em 2001.

Esta edição da bilionária franquia foi a primeira a incluir rádios de vários estilos musicais, portanto, esta foi uma das decisões mais acertadas da produtora Rockstar para aumentar a imersão dos jogadores no game. Com muito humor e deboche, as estações de rádio contavam com programações que iam do erudito ao rock, do alternativo ao underground, do pop ao reggae.

O passo seguinte da franquia fora o lançamento de Grand Theft Auto: Vice City em 2002, jogo que marcou história como um dos mais games mais celebrados pelo público e crítica. A trilha sonora, que é o nosso foco, tinha sons de bandas de metal como Judas Priest, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Slayer e Megadeth. A new wave, pop e o AOR também estavam presente em músicas do Tears For Fears, A Flock of Seagulls, Toto, Mr. Mister, Bryan Adams, entre outras.

Com o “estrago” feito, a franquia elevou o nível das rádios e do deboche em 2004, com o lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas. Na ocasião, o jogo contou, por exemplo, com a participação do vocalista Axl Rose. O músico emprestou sua voz e sarcasmo ao apresentador da rádio K-DST, Tommy “The Nightmare” Smith.

Canções como Killing in the Name (Rage Against the Machine), Barracuda (Heart), Midlife Crisis (Faith No More), Free Bird (Lynyrd Skynyrd), Hellraiser (Ozzy Osbourne) e Plush (Stone Temple Pilots) trataram de fazer a felicidade dos jogadores e embalar as aventuras, tramas e golpes do protagonista Carl “CJ” Johnson.

Neste ponto da franquia, os altos padrões já estavam bem estabelecidos e a grana jorrando do chão, então, com os ventos favoráveis, a Rockstar colocou no mercado o Grand Theft Auto V em setembro de 2013. Superando as altas expectativas, o game é sinônimo de diversão e trilha sonora de primeira, pois possui sons do calibre de Radio Ga Ga (Queen), Dirty White Boy (Foreigner), Lonely Is The Night (Billy Squier), Rain (The Cult), Gimme All Your Lovin (ZZ Top) e Peace of Mind (Boston).

Em suma, a bilionária série do game Grand Theft Auto conseguiu o complexo feito de encapsular em seus jogos o prazer que muitas pessoas têm ao dirigir. Os produtores proporcionaram ao público uma experiência inovadora e imersiva ao adicionar alguns dos maiores hits do rock n’ roll e heavy metal no game.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)