Amor e paixão: 10 melhores vocalistas de AOR, segundo a Classic Rock

O Adult Orientated Rock – também conhecido como AOR – é um reduto musical onde a melodia açucarada faz o papel de protagonista sem medo de soar piegas e hiperbólica. Na verdade, quanto mais doce, emocional e apaixonada for a melodia, mais o público fiel da peculiar vertente do rock vai curtir.

À frente desses caprichados trabalhos estão grandes cantores, profissionais que conseguem canalizar toda emoção da canção por meio de suas privilegiadas vozes. A Classic Rock fez um pacote com os quarenta melhores vocalistas de AOR.

Para não bombardear o leitor com excesso de doçura, vamos listar apenas as 10 melhores vozes citadas pela revista. Então, bora com a gente!

10. Steve Overland

Overland possui uma das vozes mais saborosas que você ouvirá em sua vida! Sua voz tem uma qualidade profunda e aveludada, com o tipo de entonação que sugere que ele viveu mil anos e viu de tudo. Dê a ele o material certo e você terá uma combinação perfeita.

Steve, ao lado do FM, não alcançou o sonhado mega sucesso comercial, mas seu trabalho é uma gema esperando ser descoberta por quem tem ouvidos de ouvir.

9. Bobby Kimball

Toto é a epítome do AOR! Os caras eram a nata dos estúdios de gravação de Los Angeles, músicos anônimos que criaram faixas impecáveis para muitos astros do pop e rock.

Então, quando resolveram fazer música para o próprio projeto, os caras não iriam perder a mão e fazer lambança no estúdio.

O cantor Bobby Kimball, amparado pelo seu timbre agudo, brilhou de forma intensa em sons como Africa e Rosana.

8. Joe Lynn Turner

Descoberto por Ritchie Blackmore, que estava cansado do então vocalista do Rainbow, Graham Bonnet, Joe chegou com a missão de fazer o grupo tocar nas rádios norte-americanas. Estratégia que deu certo, durante um tempo. I Surrender foi um grande sucesso nas rádios!

Turner, no entanto, colocou seu lado mais açucarado para fora em carreira solo, que deve ser curtida sem moderação.

7. Eric Martin

Com voz de anjo, comparável a nomes como Otis Redding, Wilson Pickett e Marvin Gaye, Eric conquistou sucesso comercial com o Mr. Big, quarteto virtuoso cujas influências remontam ao rock dos anos 70 como Free, Humble Pie e Led Zeppelin.

Martin também atraiu comparações instantâneas com gente de peso como Paul Rodgers e Steve Marriott, o que não surpreende, considerando suas raízes no R&B dos anos 60.

6. John Waite

Quando o Journey encerrou suas atividades em 1987, Neil Schon e Jonathan Cain recorreram imediatamente a Waite, convidando-o para se juntar ao Bad English, um supergrupo voltado precisamente para o público recentemente abandonado pelo Journey.

O single When I See You Smile foi um sucesso imediato, liderando as paradas dos EUA e consolidando a reputação de Waite como um dos maiores cantores do mundo.

5. Ann Wilson

Ann é inquestionavelmente a maior vocalista feminina do AOR! Seus primeiros anos com Heart foram uma mistura de hard rock e folk à la Led Zepellin. Todavia, depois de assinar com a Capitol Records, a musicista, ao lado de sua irmã Nancy Wilson, criaram doces hits como Alone e These Dreams.

4. Michael Bolton

Bolton fez fama em uma carreira solo bastante profícua! Sua voz ganhou o mundo em 1987, com o lançamento do álbum The Hunger, que chegou emplacar os singles Wait On Love e That’s What Love Is All About.

3. Brad Delp

Brad Delp começou a carreira como vocalista do Boston, cuja estreia autointitulada foi um sucesso instantâneo, alcançando vendas superiores a 17 milhões de cópias. O som da banda foi construído com músicas brilhantes, um ótimo som de guitarra e o incrível vocal de Delp.

Lamentavelmente, a liderança autocrática do guitarrista Tom Scholz, juntamente com vários processos judiciais, serviram para impedir o progresso do Boston, resultando em apenas três álbuns ao longo de 17 anos, sendo assim, deixou o incrível talento de Delp cruelmente subutilizado.

Com o passar do tempo, ele se tornou apenas um colaborador ocasional do Boston, um dos vários cantores. Infelizmente, ele se suicidou em 2007, privando o mundo de uma voz verdadeiramente incomparável.

2. Lou Gramm

A voz furacão de Gramm, que tem o rosnado de Paul Rodgers e o atrevimento de David Coverdale, deu forma às composições pop rock do Foreigner. Lou tinha a habilidade de encaixar sua voz em sons com pegada mais rock n’ roll e em temas mais suaves. O hit I Want To Know What Love Is é uma grande prova do poder vocal de Gram.

1. Steve Perry

Influenciado por diversas fontes, entre elas o R&B de Sam Cooke e Smokey Robinson, Steve conquistou o público com uma voz impossível de imitar, ainda que alguns aventureiros tentem tal loucura.

Mesclando pop e rock, Perry, seja no Journey ou em carreira solo, entregou em todos os seus trabalhos performances caprichadas e linhas vocais cristalinas. Se aprofundar na carreira de Perry deveria ser um dever cívico de todas as pessoas.

1 comentário em “Amor e paixão: 10 melhores vocalistas de AOR, segundo a Classic Rock”

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)