Timo Tolkki (ex-Stratovarius) irá retirar suas músicas de todas as plataformas de streaming

Timo Tolkki,, ex-guitarrista do Stratovarius, que recentemente anunciou seu retorno com o lançamento de Timo Tolkki’s Strato, compartilhou nas suas redes sociais que irá retirar suas músicas de todas as plataformas de streaming.

“Minha declaração sobre minha música em todos os serviços de streaming”, escreveu Timo. “Depois de muito pensar, pesquisar e conversar com alguns dos meus colegas que respeito profundamente, decidi retirar todas as minhas músicas de todas as plataformas de streaming”.

E acrescentou: “O Spotify foi anunciado como ‘salvador da indústria musical’. Talvez seja isso, mas para mim representa uma entidade que se baseia exclusivamente na ganância corporativa com um sistema de pagamento altamente imoral, antiético e injusto para aqueles que pelo menos costumavam manter este negócio vivo: músicos, compositores e bandas.

Valorizo meu talento como compositor e produtor, um talento que conquistei colocando toda minha energia e amor nisso desde os 16 anos, muito superior tanto financeiramente quanto eticamente ao modelo de negócios que os atuais serviços de streaming oferecem.

Daniel Ek, CEO do Spotify, que tem um patrimônio líquido de 3,4 bilhões de dólares, nunca escreveu uma nota em sua vida. O Spotify é apoiado por grandes investidores como Goldman Sachs e Blackrock e sua receita em 2022 foi de 12,3 bilhões de dólares e ainda assim, ‘não é lucrativo’. O Spotify é em grande parte propriedade de grandes gravadoras como Sony Music, Universal e Warner Music.

A última gota para mim foi quando o Spotify anunciou que não pagaria nada a artistas com menos de 1.000 streams. Outro ‘prego no caixão’, por assim dizer, é que eles estão planejando começar a criar artistas com Inteligência Artificial que realmente não existem, é claro”.

Timo continuou dizendo que não quer participar dessa “exploração flagrante de pessoas sem qualquer tipo de princípio ético ou moral e onde a única coisa que importa é obter o máximo lucro possível sem pensar uma fração de segundo nas consequências disso”.

E anunciou que a partir de agora seus lançamentos serão através do seu próprio site: www.tolkki.art.

Confira a publicação completa abaixo:

O Spotify tem sido criticado nos últimos anos por vários motivos, incluindo o colapso da participação nos lucros da plataforma e a decisão de hospedar conteúdo polêmico, como o podcast do analista de direita Joe Rogan. Músicos como Neil Young e Joni Mitchell já retiraram suas músicas da plataforma.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)