Qual a chance do Wacken Open Air acontecer no Brasil? Segundo Rick Dallal, idealizador do Summer Breeze Brasil: Nenhuma

O festival alemão Wacken Open Air é considerado, merecidamente, a meca do heavy metal mundial. Mesmo que outros festivais como Hellfest, na França, ofereça mais atrações e infraestrutura, o evento germânico é o mais estimado pelo público.

Muito já fora falado sobre uma possível edição brasileira do Wacken Open Air, que, infelizmente, nunca saiu da seara da especulação e sonho. Em entrevista ao podcast Heavy Talk, o empresário Rick Dallal, um dos idealizadores do Summer Breeze Brasil, falou sobre o que impede a edição do festival no Brasil.

“Eu não acredito que outros festivais europeus venham para o Brasil, infelizmente”, disse Rick, “Trazer o Summer Breeze foi um presente que conseguimos. Espero que muitas pessoas de toda América venham para cá fazer turismo e presenciar o evento, que foi criado pelos alemães. Ainda mais em um país legal como o nosso”, acrescentou.

“Os europeus, no geral, gostam daqui. Foi tranquilo trazer. Um dos meus parceiros no festival foi o Cláudio Vincentin, da Roadie Crew. Ele visita os festivais europeus há décadas e conhece todo mundo. Eles tinham o plano de trazer o Wacken, mas os donos não deixam usar o nome Wacken”, pontuou.

“Eles dizem que Wacken é o nome da cidade, mas é uma marca também. Eles têm essa mentalidade de fazendeiros humildes e não entra na cabeça deles fazer o Wacken Brasil. Tinha que ser São Paulo by Wacken. Abandonamos a ideia. Também tinha que rolar os campings, o brasileiro não tem essa cultura e não temos estrutura”, explicou.

“Mas o Summer Breeze encaixou perfeitamente! Eles estavam abertos a expandir o festival. O dono do festival é um cara extremamente inteligente e dócil. Ele é bom de negócios e tem pensamento parecido com o meu. Isso facilitou bastante. Eu queria trazer um festival, mas sem ser só música extrema. Aqui no Brasil, queria trazer bandas de estilos variados”, completou.

“Tentei trazer patrocinadores para baratear o preço de ingresso, mas não rolou. Por isso, o ingresso ficou mais caro até. Estamos tentando mesclar o máximo para juntar as tribos. Na Europa, valorizo o fato de um cara com camisa do Kreator pulando no show do Skid Row. Não tem essa: ‘sou metal extremo’. Os caras curtem rock! Quero acabar com essa cultura no Brasil, para democratizar o metal e o rock, e atrair mais gente para o meio”, concluiu Dallal.

A entrevista completa está disponível no player abaixo:

SUMMER BREEZE OPEN AIR – BRASIL

Esta é a primeira vez que um grande festival de rock europeu desembarca no Brasil trazendo toda a excelência e grandiosidade de uma marca como a do Summer Breeze Open Air, construídas em 25 anos de existência.

Com sua edição especial de 25 anos acontecendo neste ano, em Dinkelsbühl/Alemanha, o megafestival Summer Breeze Open Air realizou uma coletiva de imprensa especial e anunciou, entre outras coisas, parte do lineup de sua primeira edição fora de seu país de origem, que acontece no Memorial da América Latina (São Paulo), nos dias 29 e 30 de abril de 2023. O evento contou com a presença dos realizadores brasileiros Rick Dallal e Claudio Vicentin, além de Bruno Gomes – diretor executivo do projeto.

Aqui no país, o evento contará com quatro palcos distribuídos pela estrutura e que receberão mais de 40 nomes das diversas vertentes do rock. Entre eles já estão confirmados:

Stone Temple Pilots
Avantasia
Kreator
Accept
Stratovarius
Sepultura
Testament
Marc Martel
Skid Row
Grave Digger
H.E.A.T.
Shaman + Viper + Felipe e Rafael (Angra) – Homenageiam Andre Matos*
Benediction
Perturbator
Voodoo Kiss
Beast in Black
Project46
Crypta
João Gordo (Brutal Brega)

*Uma homenagem ao maestro e eterno ídolo do metal no Brasil, Andre Matos, será preparada e trará ao palco para um show inesquecível duas das bandas em que o músico atuou: Shaman, Viper, junto com integrantes do Angra.

“Diferente do que acontece na Alemanha, pensamos em trazer um mix de vertentes do rock para o Brasil. Esta é só uma amostra do que vem para cá ano que vem, faltando ainda anunciarmos algumas bandas do lineup, incluindo os headliners, palestras e outros conteúdos exclusivos e originais – como no caso da homenagem ao Andre Matos. O que já parece bom, ficará ainda melhor”, comentou Rick Dallal, Free Pass Entretenimento.

Estão previstas quase 30 horas de música rolando nos dois dias de evento. E, como tradicionalmente ocorre nos festivais europeus, o público poderá aproveitar uma atmosfera única que vai além dos shows em si, pois a estrutura do evento abrigará opções de entretenimento diversas, proporcionando uma experiência inesquecível:

– Gastronomia diversa e com a culinária alemã presente
– Feira Geek
– Feira de Cultura Urbana e Tatuagens
– Lojas com diversos produtos relacionados a cultura da arte e da música
– Merchandising variado do festival e das bandas participantes
– Um verdadeiro espaço kids com brinquedos diversos e monitoria
– Sessões de autógrafos com as bandas presentes no festival
– Side Shows acontecendo na Audio, antes e após às datas do festival

O evento aqui no Brasil acontecerá anualmente e fará parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, contando com o apoio da Prefeitura da cidade de São Paulo e do Governo do Estado. Com isso, o festival espera dar visibilidade a bandas nacionais e estrangeiras e gerar muitos empregos diretos e indiretos.

“É a hora de o Brasil ser, através de São Paulo, a segunda casa da marca Summer Breeze. São Paulo é uma cidade que respira rock, onde os shows do estilo sempre acontecem de casa cheia desde os anos 90. Esperamos mais de 30 mil pessoas neste evento, que só tem a agregar positivamente à capital. Estamos muito felizes em poder trazer o melhor festival de rock da Alemanha para cá. E ele veio para ficar”, completou Claudio Vicentin, Roadie Crew.

Mais informações sobre atrações, headliners, experiências e palestras no evento serão divulgas em breve.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)