Luto no rock: 6 mortes que marcaram a música pesada nos anos 70

É complexo cravar qual o assunto mais complexo e espinhento para ser tratado em nosso dia a dia, contudo, num atrevimento a perder de vista, é possível declarar que a morte é um tema que causa calafrios em boa parte da sociedade. Para algumas famílias, o assunto é um grande tabu e a palavra morte sequer é proferida pelos membros da casa.

Gostando ou não da temática, que vem invariavelmente impregnada e arrastada por sensações melancólicas e sombrias, é algo inerente à condição humana/física; não tem como escapar de tal axioma, então, cedo ou tarde, a Dona Morte e sua foice virá nos pegar pela mão – ou pelo pé, se preferir.

No campo artístico, o fatal momento do desenlace corporal vem preenchido por uma comoção popular, visto que músicos e atores são, naturalmente, figuras públicas, o que deixa a circunstância ainda mais dramática.

Infelizmente, a Dona Morte já visitou muitas celebridades do rock n’ roll e heavy metal; vidas e talentos foram ceifados de forma prematura e cruel. Os motivos? Bem, para nossa tristeza e pesar, a lista tem dos famigerados abusos de drogas e bebidas até desastre aéreo.

Nas linhas abaixo, vamos relembrar alguns nomes importantes do rock que lamentavelmente nos deixaram nos anos 70.

Nota: O propósito deste texto não é exaltar, tampouco menosprezar o sensível e triste tema da morte. A intenção é apenas rememorar alguns grandes artistas que nos deixaram. Além disso, o objetivo não é fazer juízo moral desse ou daquele individuo que acabou partindo por consumo de substâncias danosas.

Jimi Hendrix (1970)

O virtuoso desbravador das seis cordas Jimi Hendrix morreu no dia 18 de setembro de 1970, em idade tenra, aos 27 anos, sob circunstâncias que nunca foram totalmente esclarecidas.

De acordo com um artigo da Rolling Stone publicado algumas semanas após seu falecimento, o músico havia tomado nove pílulas para dormir de sua namorada, Monika Dannemann, com isso teve uma overdose durante o sono. A causa da morte foi considerada asfixia por engasgo com o vômito, composto principalmente de vinho tinto.

Janis Joplin (1970)

Pouco mais de duas semanas após a morte de Jimi Hendrix, Janis Joplin também nos deixou aos 27 anos. A cantora foi encontrada morta no seu quarto no Landmark Hotel, Los Angeles, pelo tour manager, John Cooke, no dia 04 de outubro de 1970.

O relatório da autópsia concluiu que sua morte foi resultado de uma overdose de heroína. Janis tinha várias marcas de agulha em ambos os braços, embora nenhuma substância tenha sido encontrada em seu quarto além do álcool.

Sid Vicious (1979)

Alguns meses após a morte de sua namorada Nancy Spungen, Sid Vicious, baixista do icônico Sex Pistols, foi preso por agredir Todd Smith, irmão de Patti Smith. Sid passou 55 dias no xilindró e foi forçado a passar por um programa de desintoxicação em tal período.

No dia 2 de fevereiro de 1979 – um dia após sua saída da prisão – Vicious foi encontrado morto por uma overdose de heroína. O música tinha apenas 21 anos.

De acordo com o médico legista, Michael Baden, a dose de heroína provavelmente foi fatal porque ele havia se desintoxicado e perdido sua tolerância ao entorpecente

Keith Moon (1978)

Não é segredo que Keith Moon lutou contra o vício durante toda sua vida. Em 1978, o baterista queria se livrar de sua dependência de álcool por conta própria e começou um tratamento com o medicamento Heminevrin.

No dia de sua morte, Keith e sua namorada, Annette Walter-Lax, participaram de uma festa organizada por Paul e Linda McCartney, depois de assistirem a estreia do filme The Buddy Holly Story. O casal voltou para casa, Keith tomou alguns comprimidos e foi dormir.

O baterista morreu dormindo, aos 32 anos, e a causa de morte foi considerada uma overdose acidental do medicamento usado no tratamento contra o alcoolismo. O laudo do legista apontou 32 pílulas de Heminevrin em seu organismo, sendo 26 delas ainda não dissolvidas.

Membros do Lynyrd Skynyrd (1977)

Em 1977, o Lynyrd Skynyrd estava no auge e seu recém-lançado álbum, o quinto de sua carreira, Street Survivors, estava tendo uma ótima receptividade. Foi quando a banda decidiu trocar o ônibus utilizado nas turnês por um pequeno avião modelo Convair 240 e, no dia 20 de outubro daquele ano, a caminho de um show no Lousiana State University, em Luisiana, o avião ficou sem combustível e começou a cair rapidamente.

O vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, a vocalista de apoio Cassie Gaines – irmã de Steve – o roadie manager Dean Kilpatrick e os dois pilotos Walter McCreary e William John Gray morreram com o impacto.

Após o acidente, a gravadora trocou a capa de Street Survivors, já que a original trazia uma foto dos membros da banda cercados por chamas.

Jim Morrison (1971)

O vocalista do The Doors, Jim Morrison, morreu em Paris, França, no dia 3 de julho de 1971 aos 27 anos. Jim foi encontrado morto na banheira do seu apartamento pela sua namorada Pamela Courson.

Segundo a Rolling Stone, o cantor foi enterrado dois dias depois que seu corpo foi encontrado. Aparentemente, Jim acordou no meio da noite que antecedeu sua morte, tossindo e vomitando sangue. Ele garantiu a Courson que estava bem e queria tomar um banho. Ela voltou a dormir e, algumas horas depois, o encontrou morto.

A causa da morte oficial foi ataque cardíaco e não foi realizada uma autópsia, pois na época não era obrigatório.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)