Led Zeppelin: Stairway To Heaven é adicionada à Biblioteca do Congresso como tesouro cultural

O clássico Stairway To Heaven, do Led Zeppelin, lançado em 1971, foi adicionada à Biblioteca do Congresso como tesouro cultural. A bibliotecária do Congresso norte-americano, Carla Hayden, nomeou 25 gravações para a lista de tesouros de áudio dignos de preservação, com base em sua importância cultural, histórica ou estética no patrimônio sonoro gravado no país.

A descrição para a entrada da canção ao National Recording Registry é a seguinte: “A familiaridade de Stairway To Heaven pode obscurecer o fato de que é uma música cuidadosamente elaborada. Jimmy Page, guitarrista e produtor do Led Zeppelin, foi responsável por grande parte da estrutura e sensação da música.

No início de sua carreira como músico de estúdio, Page aprendeu que uma das regras fundamentais do trabalho de estúdio era manter um ritmo uniforme e resistir ao impulso de acelerar a todo custo.

Ironicamente, Stairway To Heaven viola essa regra com efeito magistral, pois aumenta gradualmente a velocidade, adicionando instrumentos um por vez. Primeiro, ouvimos um violão solitário; depois, à medida que o som se amplia, ouvimos vocais, uma guitarra de 12 cordas e baixo.

Notavelmente, a bateria não entra até a metade da música de oito minutos. À medida que ganha força, os instrumentos acústicos diminuem e nos encontramos ouvindo um hard rock totalmente elétrico. O baixista John Paul Jones contribuiu com a melodia da flauta, dando um toque medieval aos primeiros compassos da música.

As atividades rítmicas dele e do baterista John Bonham atingem um nível enorme e estrondoso! Poucos conseguem imitar o canto de Robert Plant, além disso, as suas letras, escritas em maioria durante os ensaios da banda, atraíram uma ampla gama de fãs, ao mesmo tempo em que se mostraram abertas a um número desconcertante de interpretações. Por fim, Page gravou um dos solos de maior bom gosto do rock n’ roll”.

O National Recording Registry preserva nossa história por meio do som gravado e reflete a cultura diversificada de nossa nação”, disse Hayden. “A biblioteca nacional tem orgulho de ajudar a garantir que essas gravações sejam preservadas para as gerações vindouras e agradecemos a opinião do público sobre quais músicas, discursos, podcasts ou sons gravados devemos preservar a seguir. Recebemos mais de 1.100 indicações públicas este ano para gravações para adicionar ao registro”, completou.

As gravações selecionadas para o National Recording Registry vão desde as primeiras gravações de música mariachi aos primeiros sons do blues. Conta também com sons icônicos do pop, country, rock, R&B, jazz, rap e música erudita.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)