John Petrucci, do Dream Theater, avalia uso de bases pré-gravadas em apresentações ao vivo: “Depende de caso a caso”

O virtuoso guitarrista John Petrucci, do Dream Theater, bateu um papo com a revista Guitar World e comentou sobre o uso de bases pré-gravadas em apresentações ao vivo. Segundo Petrucci, a validade do uso do artifício depende de caso a caso, já que alguns artistas necessitam de tal reforço ao vivo pois não saem em turnê com uma banda grande, sendo assim, carece de uma fortificada no som aqui e acolá.

“Depende do que as pessoas estão fazendo, pois algumas pessoas não fazem turnês com suas bandas inteiras, então eles lançam mão de alguns efeitos sonoros durante o show, isso não me incomoda”, disse John. “Hoje em dia, você vê muitas bandas que saem em turnê com dois caras: um guitarrista e um baterista, então eles precisam de uma base de baixo pré-gravada, por exemplo”, pontuou.

“Se for esse o caso, acho que eles têm que usar o artifício para manter o show”, acrescentou. “No entanto, se alguém está fingindo, é uma coisa totalmente diferente. Eu, por exemplo, não sou o tipo de pessoa que finge estar tocando”, completou.

A entrevista completa (em inglês) pode ser lida neste link.

O Dream Theater lançou seu novo álbum de estúdio, o décimo quinto de sua carreira, intitulado A View From The Top Of The World, no dia 22 de outubro de 2021, via InsideOutMusic / Sony Music.

A View From The Top Of The World contou com a produção de John Petrucci, engenharia de som e co-produção de James “Jimmy T” Meslin, mixagem e masterização de Andy Sneap (Judas Priest, Kreator, Megadeth, Accept, Nevermore) e o trabalho gráfico de Hush Syme (Rush, Iron Maiden, Stone Sour).

O disco está disponível em vários formatos como Deluxe 2CD+Blu-ray Artbook, Special Edition CD Digipak, Gatefold 180g 2LP+CD+LP-booklet e Deluxe Box.

Track listing de A View From The Top Of The World:

“The Alien” (9:32)
“Answering The Call” (7:35)
“Invisible Monster” (6:31)
“Sleeping Giant” (10:05)
“Transcending Time” (6:25)
“Awaken The Master” (9:47)
“A View From The Top Of The World” (20:24)

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)