John Fogerty recupera direitos sobre catálogo do Creedence Clearwater Revival após 50 anos de batalha

Após 50 anos lutando por suas canções, John Fogerty finalmente recuperou a posse do catálogo do Creedence Clearwater Revival.

De acordo com a Billboard (via NME), Fogerty comprou uma participação majoritária nos direitos de publicação global do extenso catálogo do Creedence Clearwater Revival, tornando-se sócio na empresa da Concord Records.

A Concord adquiriu a discografia da banda em 2004 quando comprou a Fantasy Records – de propriedade do falecido magnata da música e do cinema, Saul Zaentz – e que há cerca de 60 anos obteve os royalties do CCR numa operação considerada injusta pelo cantor.

Fogerty iniciou uma luta contra Zaentz, que chegou a processar o roqueiro por autoplágio, alegando que o hit solo de Fogerty, The Old Man Down the Road, usava arranjos de Run Through the Jungle, do Creedence.

Falando sobre a aquisição, Fogerty disse: “A maneira mais feliz de ver isso é, sim, não é tudo. Não é uma vitória de 100% para mim, mas com certeza é melhor do que era. Eu ainda estou meio que em choque. Ainda não permiti que meu cérebro começasse a sentir isso”.

No Twitter, o músico escreveu: “A partir de janeiro, eu possuo minhas músicas novamente. Isso é algo que eu pensei que nunca aconteceria. Depois de 50 anos, finalmente me reencontrei com minhas canções. Eu também vou poder dizer onde e como minhas músicas serão usadas. Até este ano, isso é algo que nunca consegui fazer.”

Fogerty, seu irmão Tom (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria) formaram o Creedence Clearwater Revival na Califórnia, em 1959. A banda lançou vários sucessos durante sua carreira, incluindo Proud Mary, Fortunate Son, Bad Moon Rising, Up Around The Bend e Have You Ever Seen The Rain, e se separaram em 1972.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)