Jann Wenner, fundador da revista Rolling Stone, é removido do Rock And Roll Hall Of Fame devido falas racistas e misóginas

Jann Wenner, fundador da revista Rolling Stone, foi removido do conselho de administração do Rock And Roll Hall Of Fame devido a falas racistas e misóginas.

O caso veio à tona depois que o jornalista do The New York Times, David Marchese, questionou Jann sobre o uso de entrevistas feitas apenas com artistas brancos e do sexo masculino no seu livro The Masters, que apresenta entrevistas conduzidas por ele durante sua gestão na Rolling Stone.

Marchese pergunta por que na introdução do livro Jann admite que artistas negros e mulheres simplesmente não estão em seu espírito da época, e ele responde: “Quando eu estava me referindo ao espírito da época, estava me referindo aos artistas negros, não às mulheres. Só para ficar claro. A seleção não foi uma seleção deliberada. Foi meio intuitiva ao longo dos anos; simplesmente aconteceu dessa forma”.

E continuou: “As pessoas tinham que atender a alguns critérios, mas era apenas meu interesse pessoal e amor por elas. No que diz respeito às mulheres, nenhuma delas era tão articulada o suficiente neste nível intelectual”.

Questionado sobre como ele poderia fazer tais declarações sem ter dado uma chance a esses artistas, Wenner disse: “Porque eu leio as entrevistas deles, ouço suas músicas. Quero dizer, veja o que Pete Townshend estava escrevendo, ou Jagger, ou qualquer um deles. Eram coisas profundas sobre uma geração específica, uma atitude particular sobre o rock ‘n’ roll. Não que os outros não fossem, mas estes foram os que realmente conseguiram articulá-lo”.

“Sabe, apenas por uma questão de relações públicas, talvez eu devesse ter encontrado um artista negro e uma mulher para incluir no livro que não correspondesse ao mesmo padrão histórico, apenas para evitar esse tipo de crítica”, ele acrescentou. “Tive a chance de fazer isso. Talvez eu seja antiquado e não dê a mínima ou algo assim”.

Um dia após a publicação da entrevista do The New York Times, o Rock And Roll Hall Of Fame anunciou a expulsão de Wenner.

Wenner fundou a Rolling Stone em 1967, atuando como editor ou diretor editorial até 2019, e também é cofundador do Rock And Roll Hall Of Fame.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)