Dia do Amigo: 7 amizades do rock e metal abaladas ou desfeitas pela fama

Certa vez o gênio criativo Chico Anysio falou que uma pessoa, ao longo da vida, possui apenas uns dois ou três amigos. O entrevistador mostrou uma certa incredulidade com as palavras de Chico, pois era evidente que o humorista ostentava amizades de A a Z.

Anysio, no entanto, fez questão de reforçar que a vida lhe presenteia com muitos colegas e conhecidos, mas amigos do tipo que encarariam e estariam com você numa turnê pelo vale da sombra da morte são raríssimos.

No período de abundância – ou como diriam os antigos: Na época das vacas gordas – amigos surgem a cada minuto; praticamente brotam do chão e em profusão. Tapinhas nas costas, sorrisos de orelha a orelha, melhor assento da mesa, bebidinhas e petiscos em tempo e hora, entre outras benesses estão no menu ofertado pelo bajulador.

Mas as regalias do adulador têm preço; não são feitas e ou motivadas pelo coração e amizade genuína, são ações friamente produzidas pelo interesse, conveniência e vantagem por estar perto e ou junto de tal pessoa. O bajulador – falso amigo ou como queira chamar – atua como um parasita que não mede esforços para lograr êxito em seus interesses escusos.

Portanto, a fala de Chico Anysio foi notória e cirurgicamente bem manifestada, pois vem de anos e anos de vivência, sabedoria e, claro, lombo encorpado de quem já teve que lidar com inúmeros falsos amigos.

E é óbvio que na seara musical, especialmente no rock n’ roll e heavy metal, há muitos casos de pura parceira e amizade que já ultrapassaram gerações. Porém, há o outro lado da moeda o qual a irmandade e estima foram para o ralo, restando apenas a indisposição, antipatia e rancor.

Sem entrar em detalhes e pormenores das contendas, vamos relembrar 7 amizades no universo rock e metal que foram para o beleléu.

1. Andre Matos e Angra

No final dos anos 1990, o clima na banda Angra era mais insalubre que um ambiente atacado com gás mostarda, o que promoveu um racha. Três integrantes foram para um lado e os outros dois para o outro lado. Por vários motivos, Andre nunca mais voltou falar com os ex-companheiros de banda.

2. Shaman e Ricardo Confessori

Em determinada época, a convivência de Hugo Mariutti, Luis Mariutti e Andre Matos com o baterista Confessori fora abalada e cortada. Com o passar do tempo, as arestas foram aparadas e a turma voltou a se comunicar.

3. Sepultura e Max Cavalera

O caso é antigo e para lá de comentado por fãs e imprensa. Max caiu no canto da sereia ao acreditar na ladainha de ser o filho ungido do deus metal brasileiro e a relação com Andreas e companhia foi comprometida. Com o passar do tempo o músico voltou a trocar ideia com o irmão, Iggor Cavalera, mas não com os outros companheiros de grupo.

4. George Harrison e Eric Clapton

O pivô para a desunião dos guitarristas foi a modelo Pattie Boyd! George casou com a moça, mas o casal se separou tempos depois por puladas de cerca de ambos lados. Clapton tentou ficar com Pattie diversas vezes enquanto ainda estava casada com George. Com o final do casamento de Boyd e Harrison, Clapton conseguiu atingir seu objetivo, mas amizade com o ex-Beatle nunca mais foi a mesma.

5. Roger Waters e David Gilmour

A treta é mais antiga do que guaraná de rolha e sem esperança de conciliação! Waters não se bicam Gilmour por terem aspirações musicais diferentes. Além disso, Roger ficou chateadíssimo com a continuidade do Pink Floyd, após sua saída em 1985. O prosseguimento do Floyd foi bancado por Gilmour, o que deixou Roger rangendo os dentes.

6. Noel Gallagher e Liam Gallagher

Os irmãos brigam como cão e gato há anos! São tantas farpas e acusações voando de um lado para o outro que chega ser difícil acompanhar todos os capítulos da contenda. Eles poderiam agrupar toda a peleja num box com 4 ou 5 DVDs/Blu-rays, livreto de 30 páginas com fotos inéditas, palheta, adesivo, entre outros mimos, assim poderíamos ver todos os detalhes e personagens da novela. E uma coisa é certa: A briga entre os Gallaghers never ends.

7. Steven Tyler e Joe Perry

O esquema no Aerosmith é o seguinte: É o sujo falando do mal lavado! Um apontando o dedo para o outro era mais que corriqueiro entre os bad boys de Boston. As coisas, entretanto, escalonaram entre Tyler e Perry e as discussões por mulheres, grana, fama, atenção e vaidade sempre nortearam a relação da dupla. Trocam alfinetadas até hoje!

1 comentário em “Dia do Amigo: 7 amizades do rock e metal abaladas ou desfeitas pela fama”

  1. Dessas aí a que mais me emputece é a do Angra x André, porque hj os “sobreviventes” ficam com a ladainha de Madalenas arrependidas, o que, sinceramente, não me parece nada sincero.

    Responder

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)