Black Sabbath: Tony Martin e Tony Iommi explicam a inspiração viking de Tyr

Como pré-divulgação ao novo box Anno Domini 1989-1995, que revisita a fase do Black Sabbath com o vocalista Tony Martin, o cantor e o guitarrista Tony Iommi explicaram a inspiração viking do álbum Tyr, que é o décimo quinto registro de estúdio da banda, lançado em agosto de 1990 pela I.R.S. Records.

Martin disse: “Eu não conseguia fazer as coisas que o Ozzy Osbourne fazia; Ronnie James dio também trazia coisas únicas à banda. Então, eu comecei a pensar e tive a ideia de trazer o tema viking ao grupo. Dessa forma, naquela época, a gente poderia criar novas harmonias que o Sabbath nunca tinha feito antes.

Geoff Nicholls, que era o tecladista, e eu começamos a trabalhar nas harmonias juntos. As melodias se desenvolveram a partir desse material. Eu adorei trabalhar nesse álbum”.

Iommi completou: “Era uma vibe diferente de tudo do que já havíamos criado, o que foi ótimo! Além disso, combinava com a nossa formação da época, foi muito bacana”.

A fala completa da dupla pode ser vista neste player:

Tyr

O disco, que foi fundamentado liricamente em histórias e contos vikings, teve boa recepção no mercado, chegando alcançar a vigésima quarta posição das paradas britânicas. Embalado por sons como Feels Good to Me, Anno Mundi e The Law Maker, o álbum vendeu algumas dezenas de milhares de cópias.

Anno Domini 1989-1995

O novo lançamento contará com versões remasterizadas de Headless Cross (1989), Tyr (1990) e Cross Purposes (1994), além de uma nova versão de Forbidden (1995) que o guitarrista Tony Iommi remixou especialmente para a coleção.

O trabalho estará disponível nos formatos 4CDs e 4LPs, e contará com três faixas bônus exclusivas: Cloak & Dagger, What’s The Use e Loser Gets It All, as duas últimas lançadas exclusivamente no Japão.

O box inclui também um livreto com fotos, artwork e notas de capa de Hugh Gilmour, um pôster de Headless Cross e uma réplica do livro de concertos da Headless Cross Tour. Pré-venda aqui.

Track listing de Black Sabbath Anno Domini 1989-1995:

Headless Cross (1989)
“The Gates Of Hell”
“Headless Cross”
“Devil & Daughter”
“Kill In The Spirit World”
“Call Of The Wild”
“Black Moon”
“Nightwing”

Bonus Track:
“Cloak And Dagger”

Tyr (1990)
“Anno Mundi”
“The Law Maker”
“Jerusalem”
“The Sabbath Stones”
“The Battle Of Tyr”
“Odin’s Court”
“Valhalla”
“Feels Good To Me”
“Heaven In Black”

Cross Purposes (1994)
“I Witness”
“Cross Of Thorns”
“Psychophobia”
“Virtual Death”
“Immaculate Deception”
“Dying For Love”
“Back To Eden”
“The Hand That Rocks The Cradle”
“Cardinal Sin”
“Evil Eye”

Bonus Track:
“What’s The Use”

Forbidden (1995)
“The Illusion Of Power” – featuring Ice-T
“Get A Grip”
“Can’t Get Close Enough”
“Shaking Off The Chains”
“I Won’t Cry For You”
“Guilty As Hell”
“Sick And Tired”
“Rusty Angels”
“Forbidden”
“Kiss Of Death”

Bonus Track:
“Loser Gets It All”

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)