A chama ainda está viva: 6 bandas de hard rock que merecem sua atenção

O hard rock já provou por a mais b que é um estilo musical de suma importância ao ecossistema da música pesada. Seja com as mirabolantes e impecáveis linhas de guitarra e seus riffs e solos que desafiam os limites da capacidade humana; seja com a cozinha coesa que funciona como uma fortificada estrutura, que dão todo amparo para que as canções ganhem vida e, claro, com as linhas vocais debochadas, melodiosas, gritadas e até choradas, que dão todo charme e pompa aos sons que tanto amamos.

Na década de 1970, por exemplo, o hard rock se ramificou e incorporou diversos sabores musicais. Deep Purple flertou com jazz e blues e o Led Zeppelin trouxe um quê folk ao seu som. Na década seguinte, o estilo foi além e figurou entre os queridinhos do rock, tendo como principais representantes KISS, Whitesnake, Mötley Crüe, Skid Row, Bon Jovi, Cinderella, Def Leppard, Twisted Sister, Warrant, entre outros.

Nos anos 1990, o grunge chegou para atrapalhar um bocado os grupos de hard rock, já que era a novidade do mercado fonográfico, mas logo se mostrou como uma mera onda passageira. De lá para cá, o estilo vem lutando para sobreviver, com os baluartes lançando trabalhos interessantes aqui e acolá. Porém, a esperança de reviver parte das glórias e pompas do passado está em bandas novas como Spiders, Thundermother, Zodiac, The Night Flight Orchestra, H.E.A.T. e Santa Cruz.

Os ingredientes básicos que ajudaram edificar o hard rock são encontrados em tais bandas, mas há um toque de modernidade, uma bem-vinda inquietação de querer incorporar novas influências e facetas musicais ao estilo, então, vale investir o tempo e atenção nessa turma.

Então, “bora” conferir o som do Spiders, Thundermother, Zodiac, The Night Flight Orchestra, H.E.A.T. e Santa Cruz:

3 comentários em “A chama ainda está viva: 6 bandas de hard rock que merecem sua atenção”

  1. Na realidade, o dito HardRock dos anos 70, não tinha Deep Purple e Led Zep como representantes, esses faziam parte era do Classic Rock, haviam outros tantos q c encaixavam melhor e eram mais underground tbm. Eram bandas q incorporavam outros elementos, como o Progressivo, o Blues e o Jazz tbm, mas o som era rude e pouco comercial, tanto q hoje chamamos d HardRock Obscuro inclusive, bandas como Atomic Rooster e Mountain, são exemplos bons, e olha q essas nem são tão obscuras assim. Já o HardRock dos anos 80, nada tem a ver com esse período, a não ser pela alcunha e por salientar a guitarra, só q com 1 sim mais alegre digamos e temáticas mais festeiras tbm, daí sim, citar Skid Row, Warrant, Guns’n Roses e outros seria correto. A partir dos anos 90, infelizmente esse quase sucumbiu ao Grunge, mas não morreu, prova disso é q nos anos 2000 surgiram inúmeras, principalmente na Europa e EUA, como a própria Santa Cruz citada, ainda Reckles Love e Crashdiet por exemplo. Já as citadas acima, com vídeos inclusive, tem nada a ver com o termo HardRock eu diria, algumas fazem um retrô daquele Rock underground dos 70 sim, com um sabor moderno, q as torna mais palatável digamos e as demais, c encaixam melhor no termo AOR, q foi o suprasumo do Rock mais comercial no final dos 70, início dos 80, com bandas d muito sucesso e q lotavam arenas tbm. H.E.A.T. é o maior nome atualmente, esse estilo tv muitos nomes surgindo desde então, e ainda hoje, há similares no Mundo todo, inclusive aqui no Brasil, como o Marenna, banda do RS, com vários discos já e aberturas d shows d gringos por aqui.
    Enfim, nem todos os exemplos citados na matéria, correspondem né e a história é bem mais longa do q meu textão .

    Responder
  2. Hard é vida e sempre será.
    A moda é uma B…
    Esperamos sempre por boas bandas novas de qualidade.
    Com todo o respeito mas eu nunca ouvi Spiders, Thundermother, Zodiac, The Night Flight Orchestra, H.E.A.T. e Santa Cruz.
    Vou ouvir elas hoje quando possível para ver se me agradam.

    Responder

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)