The Cult: Fãs Lotam Bar Opinião E Banda Retribui Com Muitos Clássicos

Uma noite agradável na capital do Rio Grande do Sul depois de dias chuvosos. Um final de domingo que, normalmente, marca a tristeza de estar acabando o final de semana, no entanto, foi especial para os fãs do The Cult que tiveram a oportunidade de assistir os ingleses. O clássico grupo voltou à Porto Alegre depois de quase 10 anos para um show lotado, no Bar Opinião.

Faltando poucos minutos para o horário marcado, Roadhouse Blues, do The Doors, foi o aquecimento antes da entrada do grupo. Ian Astbury e Billy Duffy, acompanhados de John Tempesta, Damon Fox e Grant Fitzpatrick aparecem no palco às 22h02 e mandam de cara um petardo: A clássica Wild Flower com seus riffs pesados e marcantes, características do sensacional álbum Eletric.

Foto: Caroline Flores

Sem pausas emendam o clássico, Rain, presente em Love. A música segue popular e faz parte da trilha sonora da Los Santos Rock Radio, no jogo Grand Theft Auto – GTA V.

Dark Energy foi a primeira das novas na noite. O grupo segue divulgando seu mais recente trabalho Hidden City, de 2016. Com uma pegada similar ao período de Love, a faixa deu uma acalmada nos presentes que mais observavam e ainda tentavam assimilar o trabalho. Ian falou algumas palavras em português, cumprimentou os presentes, que pediam Fire Woman, e o vocalista avisou que ela viria.

Hora de outros clássicos! Eletric volta à cena com uma dobradinha: Peace Dog, que anima a todos novamente, e Lil’ Devil que mantém o clima lá no alto. Um simples obrigado, que emenda com a bastante conhecida, Nirvana, do álbum Love.

“Eu mudei meu nome, agora me chamo Eisenbahn”, disse Ian, perguntando se a marca de cerveja era bem vista pelos fãs. “Como estão vocês? Estão bem?” Olha para o mesanino e se refere a eles como “os vips”, e diz: “Gostamos do pessoal aqui da pista também. Essa é uma linda nova canção.” É Birds of Paradise, do último álbum, a emotiva balada é um descanso a todos, tendo destaque para a fala de Ian: “Descanse em paz, Chris Cornell”, dedicando-a ao ex-vocalista do Soundgarden e Audioslave, que nos deixou em 2017.

Os solos e o riff pesado de The Phoenix animou os presentes de novo. Uma das músicas mais pesadas do grupo veio a seguir e movimentou toda a pista do Opinião, a ótima Rise, do álbum Beyond Good and Evil.

Ian se dirige aos presentes mais vez: “Vocês estão bem? Boa noite Porto Alegre”, e cantarolando disse que “quando os tempos estão difíceis, a música nunca me deixa para baixo, apenas dancem, dancem a noite toda.”

O teclado com uma introdução anunciava Sweet Soul Sister, Billy Duffy confirma soltando a mão em mais um riff marcante do grupo. Clássicos não faltam no histórico do The Cult, e She Sell Sanctuary é mais um deles.

“Nós temos mais uma!” Agora sim, Fire Woman, pedida desde o início do show. Essa foi a que mais mobilizou a banda e os presentes. Após, The Cult se despede e vai para o camarim; a velha pausa para um descanso e voltarem ao palco após os pedidos dos fãs.

Pouco mais de um minuto se passa e todos voltam ao palco. Ian aproveita para apresentar Billy “Mozart”, ele responde imediatamente com mais um riff de peso, dessa vez é King Contrary Man, mais uma do grande Eletric.

“Mais uma? O relógio diz que está na hora de ir embora, adoraria ficar aqui a noite toda, mas nós temos que ir para Curitiba amanhã.” Ian conversa mais um pouco e finaliza: “Dane-se a tecnologia, estamos pronto para o amor?” Love Removal Machine é então tocada pelo grupo.

Ao final Ian aproveita para apresentar todo o grupo e agradece os presentes. Billy vai ao microfone e apresenta Ian, que também agradece os fãs pedindo para não se esquecerem deles, e completa dizendo que o grupo não se esqueceria dos fãs gaúchos.

O show durou pouco mais de 80 minutos e deixou um gosto de quero mais. Canções como Eddie e a famosa balada Painted on My Heart fizeram falta no setlist, mas o Cult entregou aos fãs um grande show, com banda coesa e cheia de hits.

Set list Porto Alegre 2017:

Intro – Roadhouse Blues (The Doors song)

Wild Flower
Rain
Dark Energy
Peace Dog
Lil’ Devil
Nirvana
Birds of Paradise
Deeply Ordered Chaos
The Phoenix
Rise
Sweet Soul Sister
She Sells Sanctuary
Fire Woman

Bis:
King Contrary Man
Love Removal Machine

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)