Headbanger’s Voice: A História Da Revista Rock Brigade

No longínquo ano de 1981, nascia o primeiro fã clube oficial especializado em heavy metal no Brasil, inicialmente como um boletim informativo distribuído apenas entre seus sócios, logo foi crescendo e se transformou em fanzine. Assim, ganhou mais força com os adeptos fãs de rock e metal, tornando, tempos depois, em revista.

A Rock Brigade se tornou no final dos anos 80 a mais respeitada publicação de heavy metal do Brasil, resistindo a diversas crises econômicas e adversidades já conhecidas no Brasil. Com o avanço cada vez maior da informação rápida e automática através da internet, a revista impressa deixou de ser mensal, diminuindo também sua tiragem e distribuição, mas continuou sendo impressa em edições especiais e seguindo firme em seu site oficial.

Diante de tamanha importância frente ao rock e metal mundial, a Rock Brigade merecia, realmente, um filme que contasse todo o seu legado ou pelo menos resumisse de forma honesta o significado do nome Rock Brigade para a todas as gerações do rock & metal em nosso país.

Assim, dois profissionais da área da comunicação: o jornalista Wladimyr Cruz e o fotógrafo Marcelo Colmenero se uniram com o intuito de preparar, escrever, pesquisar, colher depoimentos e imagens de toda essa história. O longa se baseia em entrevistas com os fundadores, colaboradores e artistas nacionais e internacionais, relatando alguns dos emocionantes momentos da revista.

Além disso, o filme mostra como a RB ajudou a cena brasileira com a criação do Selo Rock Brigade Records, lançando bandas nacionais e internacionais, e também como produtora de eventos: a Rock Brigade Concerts, responsável por trazer grandes nomes do rock como Uriah Heep e Obituary ao Brasil.

No decorrer dos 130 minutos do longa, o público mergulha nas páginas da revista que escreveu – e ainda escreve – a história do heavy metal e da música pesada no Brasil. O material foi produzido de forma absolutamente independente e é mais um lançamento do selo audiovisual Blue Screen of Death Filmes.

Sessões de exibição pública do filme nos cinemas estão acontecendo no último trimestre de 2017. O longa tem previsão de lançamento em home video e em plataformas VOD para março de 2018.

Ficha Técnica:
Direção: Wladimyr Cruz e Marcelo Colmenero
Duração: 130 minutos
Gêneros: Documentário
Nacionalidade: Brasil

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *