Fabio Lione (Angra) é o raro cantor de metal que tem uma voz polifônica: “É algo marciano”

Durante recente troca de ideia com os apresentadores Gabriel Oliveira e Rafael Oliveira, do Fala Ordinário Podcast, o italiano Fabio Lione comentou que é um dos raros cantores de metal que tem uma voz polifônica, isto é, ele consegue emitir dois mais sons aos mesmo tempo e de maneira harmoniosa.

Fabio explicou: “As pessoas do mundo que conseguem fazer a polifonia a faz muito bem, mas nunca articulam as palavras, então, não conseguem cantar uma música completa, na íntegra, com as palavras. Com a polifonia, você muda as terças e as quintas, e dá até para fazer acordes completos.

É algo orgânico e muito interessante, mas, quando você fala com os empresários, não entendem. Querem coisas simples e comerciais, e a polifonia é algo marciano. Parece que é uma coisa que veio do espaço! Dá para fazer duas ou três vozes ao mesmo tempo”.

Lione adicionou: “São apenas nove pessoas no mundo que conseguem fazer a polifonia, mas nenhuma delas articulam as palavras. Elas têm um volume gigante, mas não conseguem cantar uma música. E eu consigo cantar qualquer música com essa técnica. Não é algo complicado para mim”.

Veja a explicação completa e o exemplo de Fabio Lione no player a seguir:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)