Alcançar sucesso no mercado fonográfico é algo bastante complexo, pois não depende apenas de talento musical. A lista de pontos a favor passam por contatos, criatividade além do normal, grana para investir em um produto bem feito e, até mesmo, boas doses de sorte ao longo da trajetória.
Portanto, vingar a médio e longo prazo na cena musical é tão difícil quanto acertar os números de um sorteio milionário, por assim dizer. O guitarrista britânico, Adrian Smith (Iron Maiden), disse, em entrevista a AMFM Magazine, que poucas pessoas conseguem fazer grana na cena musical
Além disso, o guitarrista, que também se dedica ao grupo Smith/Kotzen, deu algumas dicas para quem queira tentar se aventurar no caminho tortuoso do rock n’ roll.
“Toque o quanto quiser. Você pode se divertir, ter uma banda. Se você quer fazer isso da sua vida, é outra história. Você tem que se dedicar de verdade. Você pode passar o que algumas pessoas chamariam de os melhores anos da sua vida, do final da adolescência até os vinte e poucos anos, tentando ter sucesso e não ter sucesso.
E depende de como você classifica “conseguir”. Se você classifica como ganhar dinheiro, pouquíssimas pessoas conseguem, a menos que você vá fazer parte de uma banda Top 40. Se você quer apenas ser um músico profissional, pode aprender a ler música e pode ser músico de estúdio. Mas estar em uma banda, essa é uma pequena porcentagem das pessoas em uma banda de sucesso que ganham dinheiro.
Até as bandas que lançaram discos de sucesso estão com dificuldades para ganhar dinheiro, porque ninguém mais compra discos. O dinheiro está curto. Então é muito, muito difícil. Mas acho que é um processo, e o processo meio que faz a diferença para quem continua.
Você quase precisa de um patrocinador também, porque lançar uma banda custa dinheiro. Antigamente, uma gravadora patrocinava uma banda e adiantava algum dinheiro até que ela começasse a ganhar dinheiro. É bem difícil. Mas se você quer fazer isso, nada vai te impedir, eu acho”.
Adrian Smith vai voltar aos palcos com a Donzela de Ferro no dia 27 de maio em Budapest, Hungria, com o pontapé inicial da Run For Your Lives World Tour, cujo o foco são nos nove primeiros discos da banda.