O The Night Flight Orchestra está de volta! A banda, que se formou como uma ideia de amigos de diferentes bandas de rock/metal bem conhecidas da cena (como Soilwork, Arch Enemy, Mean Streak), tem caído na graça do povo desde sua fundação há quase uma década. Com cinco álbuns na sua discografia e sucessos como Domino, Lovers In The Rain, West Ruth Ave, Divinyls e This Time, a banda consegue manter uma variedade de vibrações e emoções em cada um dos seus álbuns: de hard rock, digressões pop e épicos progressivos a músicas disco e baladas quase cafonas mas totalmente adoráveis.
No início de 2020, o TNFO tinha acabado de lançar o seu quinto álbum Aeromantic e começado a perna europeia da turnê de divulgação do álbum quando explodiu a pandemia de Covid-19. Porém a banda não recuou, aceitou a situação e decidiu fazer o que faz de melhor. “Ficou muito claro depois de alguns meses que a loucura do Covid estava aqui para ficar e que não seríamos capazes de excursionar por algum tempo. Então, tiramos o melhor proveito disso. O remédio era simplesmente voltar ao estúdio assim que todos estivessem bem de novo. Acabou sendo um período de 1 ano e meio incrivelmente criativo e muitas músicas saíram dele”, comentou o vocalista e líder Björn Strid.
Dito isto, a segunda parte da saga Aeromantic capta realmente do que se trata esta banda: estar em movimento, romantizar as viagens (mesmo aquelas feitas com o coração partido) e estar acompanhado pelas coisas boas da vida. O álbum apresenta músicas como White Jeans, mais uma joia do rock clássico de cair o queixo e cheio de nostalgia sobre o amor jovem e quente, ou Change, que engloba todas as vibes da sua década favorita: urgência, emoção, calor e entusiasmo. Porém, também temos no álbum músicas dançantes e descoladas como Chardonnay Nights, que homenageia de forma sonhadora e edificante as festas e amores quentes, ou Burn For Me, um verdadeiro hino para o verão, levando as pessoas dançar nas ruas deixando de lado as preocupações e olhando para um futuro brilhante.
Por outro lado, há faixas quase progressivas como Amber Through A Window, que seria como um pequeno retrocesso (pelo menos no título) ao épico álbum de 2017 do TNFO, Amber Galactic: “Amber está conosco aonde quer que vamos e acho que ela continuará voltando. Ela é nossa mascote do escapismo. A música foi muito interessante de compor. Leva você a uma longa jornada com mudanças importantes e vai de menor a maior quando você menos espera e o lança entre diferentes conjuntos de emoções. Ao mesmo tempo, parece bastante direto e funciona como um mini épico. Estou muito feliz com o resultado”, cita Strid.
Com a inclusão do tecladista John Lönnmayr em suas fileiras, o TNFO também adicionou um novo talento ao seu som único, como bem Strid diz: “John é definitivamente um gênio do teclado e da música. Ele toca muitos estilos musicais diferentes, desde fusion a pop comercial. Ele tem um ouvido brilhante e trouxe sangue novo para a banda, tanto no aspecto pessoal quanto musical. John é um amigo de infância de Sebastian [Forslund], então foi Sebastian quem o recomendou. Sempre confiamos no julgamento de Sebastian”.
Com toda essa excelência na manga, o The Night Flight Orchestra está pronto para conquistar o mundo… de novo!
Aeromantic II* é um lançamento da parceria Nuclear Blast/Shinigami Records. Adquira sua cópia aqui.
*inclui o cover da música Reach Out, do Cheap Trick, como faixa bônus.