Rock in Rio 2011

Se fôssemos fazer uma vistoria na história com intuito de checar ou estruturar uma árvore genealógica dos primeiros festivais musicais, ou como se começou essa prática, teríamos que levar em consideração a época em que os artistas tinham o caráter nômade, ou seja, se apresentavam de maneira independente em praças ou mesmo em campos comerciais de uma determinada cidade.

Valendo-se da oportunidade de compartilhar experiências com outros artistas; mostrar sua arte a um número considerável de pessoas e com boas doses de habilidade e mais um tanto sorte conseguir cativar a plateia ganhando alguns trocados.

Tal qual a dramaturgia esses “pequenos festivais” serviam como uma rápida maneira de proclamar as respectivas ideologias dos artistas. O que pouco se distingue dos dias atuais, mantendo viva a expressão e a força das apresentações e emoções dos artistas.

Na jurisdição do velho rock n’ roll, a história começou a ser escrita na década de 1960, quando o festival, Monterey Pop Festival, se fez valer como o primeiro festival do estilo. Todavia alguns festivais brigam pelo título de pioneiro ou mesmo se sentem com uma pontinha de ciúme do “irmão” mais velho. Mas é fato que Monterey Pop Festival fez a alegria da moçada muito antes de festivais como Woodstock sair do papel.

Muitos foram os festivais que nasceram e morreram, desde então. Os maiores destaques ficam por conta do já citado Woodstock, que ganhou mais duas edições em 1994 e 1999; o festival Live Aid (1985) que foi idealizado pelo cantor irlandês Bob Geldof para levantar fundos em prol da população da Etiópia; o saudoso Monsters of Rock que tinha como terra natal a Inglaterra, mas ganhou acolhida em países como Brasil, Argentina, Itália e Canadá; a Alemanha também com o peso de festivais como Bang Your Head e o fenômeno Wacken Open Air que, hoje, é reconhecido como o maior festival de música pesada do mundo e, lógico, o genuíno orgulho brasileiro, o festival Rock in Rio, que no ano de 1985 marcou a história do Brasil e abriu os caminhos do país para os shows internacionais de grande porte.

Depois da estreia de sucesso, o Rock in Rio contou com mais duas edições no Brasil, em 1991 e 2001. Nos anos seguintes, o festival ganhou acolhida internacional, com Portugal e Espanha recebendo de braços abertos a ‘festa brasileira’. Mas como todo bom filho a casa retorna, o festival voltou para seu lugar de origem, e nos últimos meses de Setembro e Outubro garantiu o arrasta pé da melhor qualidade para o público brasileiro.

Rock in Rio

Com sete dias de festival distribuídos em duas semanas, a programação foi escalada para todos os gostos, indo do peso caótico de grupos como Slipknot e Metallica ao pop meloso e inofensivo de Kate Perry e Rihanna, passeando ainda pelo som alternativo de bandas como Coldplay chegando à chatice sem igual de Claudia Leitte. Mas como não poderia ser diferente, cobrimos o dia do heavy metal (25/09) que fora representado pela vanguarda do estilo como Metallica, Sepultura e Motörhead e a moçada da nova geração representada por Slipknot, Coheed and Cambria e Gloria.

Jogando por terra a profecia da mídia pouco preparada, tampouco, informada, o dia do heavy metal foi tido como um dos mais calmos em todos os dias de festival. Até São Pedro ajudou ao colocar umas nuvenzinhas no céu para amenizar o calor, ou seja, era dia de celebração para os cem mil headbanger que visitaram a Cidade do Rock.

A maratona de shows começou no Palco Sunset com a apresentação do grupo carioca, Matanza, que segurou bem as pontas com seu som que ora flerta hardcore, heavy metal e country. Korzus é figura carimbada do thrash metal nacional, a banda em seus quase trinta anos de atividade sabe como poucos se portar e agitar num palco.

O primeiro, porém, do dia veio com a apresentação da banda Angra que, infelizmente, estava muito aquém do alto padrão de qualidade que a banda sempre norteou sua carreira. Nem a presença da convidada especial, a cantora finlandesa Tarja Turunen, contribui para que salvasse algo da apresentação do grupo paulista.

E por falar no assunto qualidade, o som do Palco Sunset estava bem próximo do pavoroso, o que prejudicou a apresentação de todas as bandas que passaram por lá. Ao mesmo tempo em que a banda brasileira de maior renome internacional, Sepultura, dava inicio à sua apresentação no palco secundário, o grupo Gloria começava também sua apresentação no Palco Mundo. Como a profissão nos obriga, tive que dividir atenção entre as duas bandas.

A primeira, como sempre, sabe como poucos fazer um bom show, em contra partida, a banda Gloria é uma decepção do começo ao fim, e nem mesmo a presença do bom baterista, Eloy Casagrande, contribuiu para salvar a apresentação dos paulistas.

Coheed and Cambria até que é uma boa banda se for classificada como cover, mas como um grupo de som autoral peca pelas fracas composições. Os gringos não estão gabaritados em estar em nenhum palco principal de qualquer que seja o festival, nem mesmo em show de calouros. Lamentável!

O negócio começou a ficar sério quando os mais rápidos e sujos do velho oeste: Motörhead pisaram no Palco Mundo destilando toda experiência de seus quase quarenta anos dedicados ao rock ‘n roll. Mesclando antigos e novos clássicos como Iron Fist, Aces of Spades, One Night Stand e Overkill, os britânicos são sinônimo de bom rock.

Slipknot foi a boa surpresa do dia com sua música para lá de caótica. Com o visual digno de um dia de halloween, a banda trouxe, sem meias palavras, o show mais brutal de todo festival. Impecável! Como dito anteriormente, o Metallica é vanguarda do metal, com isso, seu show é correto e dificilmente desagradará os fãs.

A boa surpresa da noite foi a execução da canção “Orion”, do álbum Master of Puppets. A banda ainda relembrou clássicos como “Welcome Home (Sanitarium)”, “Blackned”, Fade to Black e Creeping Death. Uma grande apresentação, mas sem maiores surpresas e ou deslizes de seus integrantes.

Mesmo com os problemas de furtos, algumas escorregadelas na produção, trânsito, filas quilométricas, preços salgados, etc. O Rock in Rio foi sucesso e garantiu, em seus sete dias de duração, a alegria dos mais variados públicos. Que chegue o quanto antes a edição de 2013, porque estaremos lá com total certeza.

Por Marcelo Prudente

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