As Origens Dos Nomes De Bandas Como Motörhead, Pink Floyd, Queen, Entre Outras

A revista Mundo Estranho fez um levantamento muito bacana sobre a origem dos nomes de algumas bandas, e lógico que o rock e metal estão presente na pesquisa. Então, confira abaixo a matéria com a origem do nome de bandas como Motörhead, Pink Floyd, Queen, entre outras.

GREEN DAY

É uma gíria – um dia verde é aquele em que você fuma muita maconha, algo que os integrantes faziam bastante no começo. O vocalista Billie Joe Armstrong escreveu uma música com esse nome e o baterista Tré Cool grafou o termo em sua jaqueta. “Talvez devêssemos chamar a banda assim”, sugeriu ele.

QUEEN

Freddie Mercury adotou o nome porque era “forte, universal e imediato”. “Tinha muito potencial visual e era aberto a todo tipo de interpretação”, disse o vocalista. “Eu sabia das conotações gays, mas esse era só um dos lados”.

MOTÖRHEAD

A “banda de rock mais suja do mundo” adotou como nome uma gíria britânica para pessoas viciadas em anfetaminas, drogas que deixam as pessoas hiperativas.

RADIOHEAD

A banda tinha o nome de On A Friday. Quando assinaram contrato com a gravadora Parlophone, receberam um ultimato para mudar. Utilizaram o nome da música “Radio Head”, dos Talking Heads, porque era a menos irritante do álbum True Stories.

PARAMORE

Era o sobrenome da mãe de um amigo da banda. O grupo o adotou porque gostou do modo como soava. Tempos depois, pesquisaram a palavra e descobriram que podia significar tanto “amante secreto” como “para o amor” – ambas definições que, disseram eles, “representavam bem” o grupo.

AC/DC

A irmã de Angus Young costurava os uniformes que ele usava no palco. Na sua máquina de costura, havia um selo que dizia AC/DC, informando que o aparelho trabalhava com correntes alternadas e contínuas. Young achou o nome masculino e ótimo para sua banda.

MY CHEMICAL ROMANCE

Vem de “Three Tales of Chemical Romance”, subtítulo do livroEcstasy, de Irvine Welsh. Mikey e Gerard Way, baixista e vocalista, trabalhavam numa livraria e acharam a obra. “[o nome] era muito relevante para o que estava acontecendo em nossas vidas”, disse Gerard em uma entrevista. “Meio sem direção e bêbados o tempo todo. Havia um romance naquilo”.

JOY DIVISION

Durante a 2ª Guerra Mundial, “joy division” (“divisão de diversão”) era o nome que os oficiais nazistas davam a grupos de mulheres jovens nos campos de concentração – as quais eram geralmente estupradas. Os pais dos quatro integrantes da banda haviam lutado na 2ª Guerra e os músicos acharam que o nome seria uma forma de representar o peso e a tensão do episódio.

GARBAGE

O nome significa “lixo” em inglês. Quando a banda gravava demos para o que seria seu primeiro disco, um amigo foi convidado ao estúdio para conferir o trabalho. “Soa como lixo!”, ele disse. Primeiro, a banda adotou o nome como piada. Depois, acabou se acostumando

RED HOT CHILI PEPPERS

Avaliado pelo vocalista Anthony Kiedis como “uma bênção e uma maldição”, o nome é inspirado em antigas bandas de jazz e blues. “Havia Louis Armstrong com o Hot Five e outras bandas que eram Red Hot isso ou Chili aquilo. Mas ninguém havia sido os Red Hot Chili Peppers”, diz ele em sua autobiografia.

FOO FIGHTERS

Quando fez o primeiro álbum sozinho, Dave Grohl andava lendo muitos livros sobre OVNI’s avistados na 2ª Guerra Mundial e adotou uma gíria usada para eles – “Foo Fighters”. Em parte, era porque ele queria que parecesse ter mais gente no grupo. Hoje ele diz que é o “nome de banda mais idiota do mundo”.

MUSE

Após sofrerem com nomes como Rocket Baby Dolls e Gothic Plague, os integrantes ouviram falar que devia haver uma musa em Teignmouth, sua cidade natal, porque muitas bandas estavam se formando por lá. A inspiração veio daí. O fato de o nome ser curto e ficar bonito em pôsteres também ajudou.

THE BEATLES

Há duas explicações. A mais conhecida é que John Lennon juntou a palavra “beat” (batida) com “beetle” (besouro), inspirado pela banda The Crickets. Mas tanto Paul McCartney quanto George Harrison lembram-se de ter tirado o nome do filme O Selvagem, em que Marlon Brando usa a palavra “beetles” como gíria para motociclistas mulheres.

DURAN DURAN

A banda nunca fez mistério em relação à sua adoração pelo filme cult Barbarella. Até fizeram uma música chamada “Electric Barbarella”! O nome vem do vilão do longa, Dr. Durand-Durand.

PINK FLOYD

É uma homenagem a dois blueseiros, Pink Anderson e Floyd Council. No começo, o nome era “The Pink Floyd Sound”. O “sound” foi abandonado rápido, mas o “the” ficou até o começo dos anos 1970.

Fonte: Mundo Estranho

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *